Política do Egresso

 

Acompanhamento dos Egressos

O Programa de Acompanhamento de Egresso é um instrumento que possibilita a avaliação continuada da Faculdade CNEC Joinville, por meio do desempenho profissional dos ex-alunos. É um importante passo no sentido de incorporar ao processo de ensino-aprendizagem elementos da realidade externa à instituição que apenas o diplomado está em condições de oferecer, já que é ele quem experimentará pessoalmente as consequências dos aspectos positivos e negativos vivenciados durante sua graduação.

Sendo assim, estabeleceu os seguintes objetivos específicos do Programa:

  • Avaliar o desempenho da instituição, por meio do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos;
  • Manter registros atualizados de alunos egressos;
  • Promover intercâmbio entre ex-alunos;
  • Promover a realização de atividades extracurriculares, de cunho técnico-profissional, como complemento à formação do ex-aluno, e que, pela própria natureza do mundo moderno, está em constante aperfeiçoamento;
  • Promover a realização de eventos direcionados a profissionais formados pela instituição;
  • Condecorar os egressos que se destacam nas atividades profissionais;
  • Divulgar permanentemente a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho e acompanhar sua vida profissional como forma de atualização do PPC;
  • Identificar junto às empresas seus critérios de seleção e contratação dando ênfase às capacitações dos profissionais da área buscados pela mesma;
  • Incentivar à leitura de acervos especializados, disponíveis na biblioteca, bem como a utilização de laboratórios, cujo acesso as dependências da instituição acontece por meio de documento expedido pela instituição.

Além disso, a instituição pretende lidar com as dificuldades de seus egressos e colher informações de mercado visando formar profissionais cada vez mais qualificados para o exercício de suas atribuições.

Sendo assim, o órgão responsável pelos egressos na instituição, juntamente com o Colegiado de Curso, Núcleo Docente Estruturante e Comissão Própria de Avaliação, intensificarão ações para acompanhar os egressos dos cursos, fornecendo um espaço de troca de saberes, de vida e de experiências. Evidencia, assim, o Programa de Acompanhamento de Egressos e reconhece neste um instrumento para a necessária interação instituição-empresa-sociedade.

 

Atuação dos Egressos da IES no Ambiente Socioeconômico

A Faculdade CNEC Joinville para verificação do egresso em relação à sua atuação profissional, aplica pesquisa que possibilita a avaliação continuada da instituição. É uma ação importante no sentido de incorporar ao processo de ensino-aprendizagem elementos da realidade externa à instituição que apenas o diplomado está em condições de oferecer.

Desta forma a avaliação é realizada com base em questionamentos que deem subsídio à IES com informações relevantes como: curso realizado, empregabilidade antes e após a conclusão do curso, campo de atuação profissional, natureza da atividade exercida, salário, situação financeira antes e após a conclusão do curso, perspectiva profissional, assertividade da IES na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, se houve fortalecimento de habilidade e competências relacionados à vida profissional.