Semana Jurídica aborda os desafios do Direito Penal nos dias de hoje

Nos dia 09, 10 e 11 de outubro o Teatro CNEC foi palco do evento mais esperado do ano no calendário acadêmico de Direito: a XII Semana Jurídica. Organizado pelos membros do Centro Acadêmico Paulo Henrique Wendt, o evento trouxe como tema “Os desafios do Direito Penal moderno”. A escolha não se deu por acaso já que atualmente o Sistema Prisional vem passando por uma grave crise. Para isso o evento contou com nomes de peso da área penal, que propiciaram um debate extremamente enriquecedor:

 

Dr. Ricardo Calderon (advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional) – Palestra “Efeitos Civis da Lava Jato”

Dr. Gustavo Alberine Pereira (mestrando em Ciências Criminais pela PUC/RS, especialista em Direito Penal pela ICPC, professor de Processo Penal no Centro Universitário Integrado do Brasil - UniBrasil. Atualmente integrante do Tribunal de Ética da OAB/PR e da comissão da advocacia criminal) – Palestra “A colaboração premiada como instrumento de defesa”

Dr. Rogério Greco (renomado doutrinador penal brasileiro) – Palestra “Sistema Prisional no Séc. XXI”

Dra. Karen Schubert (juíza de Direito da 5ª Vara Cível, diretora do Foro de Joinville e atuante em vários tribunais de Júri) e Dr. Ricardo Paladino (promotor de Justiça lotado na 7ª Promotoria e atuante em vários tribunais de Júri) – Painel “Casos de Júri”)

Dr. Vinicius Manuel Garcia (defensor público na área criminal) – Palestra “Soberania dos vereditos x duplo grau de jurisdição. Análise da jurisprudência dos Tribunais Superiores e TJ/SC nos crimes dolosos contra a vida”

Dr. João Marcos Buch (juiz de Direito da Vara de Execução Criminal do Fórum de Joinville) – Palestra “Alternativas Penais e o Enfrentamento da Cultura de Encarceramento em Massa”

 

Além dos acadêmicos da FCJ e de outras faculdades de Direito, prestigiaram o evento autoridades, patrocinadores, professores e cidadãos com interesse no evento, totalizando aproximadamente 600 pessoas a cada noite.

A Semana Jurídica se mostrou um evento de grande profundidade reflexiva, com ótimos temas e palestrantes. Destes, o que obteve grande repercussão foi a palestra do Dr. Rogério Greco sobre o Sistema Prisional e a corrupção. Mas as palestras não foram o único destaque do evento. A XII Semana Jurídica contou também com um projeto artístico criado pelo próprio Centro Acadêmico, o D.A.C. – Direito, Arte e Cultura. A iniciativa trouxe apresentações artísticas e culturais ligadas ao Direito e teve como auge a apresentação da banda “Acordes para liberdade", cujos integrantes são detentos da Penitenciária Industrial de Joinville.

Na avaliação do Presidente do Centro Acadêmico, Tiago Heuchling, o evento não só foi um sucesso, como também comprovou que a dedicação do grupo foi fundamental para a realização de algo tão complexo: “Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento de alto nível realizado pelo Centro Acadêmico. A organização e o cuidado com os mínimos detalhes foram de tirar o chapéu. Parabéns a todos do Centro Acadêmico Paulo Henrique Wendt”.

 

Foto01    Foto02

 

Foto03    Foto04

 

Foto05    Foto06

 

Foto07    Foto08

 

Foto09    Foto10

 

Foto11    Foto12

 

Foto13    Foto14