Ética, moral e princípios norteiam a CNEC Cidadania 2017

No momento em que o cenário político-econômico do Brasil reflete insegurança e incertezas, a discussão sobre ética, moral e princípios vem à tona e, não por acaso, se tornou o tema da CNEC Cidadania deste ano. Para isso, uma rica programação de atividades foi pensada para os diversos públicos, tanto do Colégio, quanto da Faculdade. Confira algumas delas:

 

  • Exposição sobre a releitura do logotipo da CNEC Cidadania: os estudantes da Educação Infantil organizaram uma linda exposição na qual apresentaram o logo em novas roupagens (pintura, quebra-cabeça, construção de palavras etc), possibilitando a reflexão sobre seu significado.

 

  • Contação de Histórias: por meio da contação da história “A semente da verdade”, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de refletir sobre valores essenciais à vida em sociedade.

 

  • Sessão Cívica: na sessão cívica do 2º ao 5º ano, os próprios estudantes realizaram diversas reflexões sobre ética, valores e princípios, através da apresentação de poemas, relatos, vídeos e canto.

 

  • Papel bandeja para o almoço: ao chegar à praça de alimentação para o almoço, a comunidade se deparou com uma bela surpresa nas bandejas: frases reflexivas referentes ao tema da CNEC Cidadania, elaboradas pelos estudantes dos 2º e 3º anos e seus familiares.

 

  • Entrega de mensagens: os familiares dos estudantes, visitantes e funcionários foram presenteados com uma mensagem envolvendo a ética, os valores e os princípios. As mensagens foram elaboradas pelos alunos dos 4º anos.

 

  • Apresentação Valorização a Vida sem Drogas “Xô Drogas”

Os alunos das 2ª anos do Ensino Médio produziram uma apresentação sobre os diversos tipos de drogas. Foram discutidas as causas e consequências dentro de olhar científico e sob a orientação da professora de Química.

 

  • Poemas Valores, Ética e Moral

Os alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental escreveram poemas sobre ética, valores e princípios, os quais foram expostos nas mesas da cantina para que todos tivessem acesso à leitura. Alguns textos também foram escolhidos para serem lidos no intervalo no dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante.

 

  • Teatro Valores

Os alunos do 9º ano, orientados pela professora de Artes, montaram duas peças teatrais que foram apresentadas na forma de ensaio aberto. Após a apresentação foi realizada uma discussão sobre os temas abordados.

 

  • Rádio Jovem Pan e youtubers

A Rádio Jovem PAN trouxe três Youtubers para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre o que motivou a criação de canais, as dificuldades, roteiros, monetização, ética e valores neste tipo de mídia.

 

  • Móbiles – Palavras Mágicas

Os alunos dos 6º e 7º anos produziram móbiles com palavras mágicas ligadas à ética, moral e valores. Estes móbiles foram expostos no eixo de entrada da instituição.

 

  • Debate em Sala

Durante a semana, os professores debateram em sala os seguintes temas: Ética e o Meio Ambiente (Ciências, Química e Biologia); Ética na Vida Pessoal e Pública (Sociologia); Atletas de Valores (Educação Física); Honestidade (Filosofia) e Senciência: um princípio para lidar com animais (Ciências).

 

  • Prova Temática

No Ensino Fundamental II, foi realizado um simulado em que os textos das questões foram relacionados aos estudos, debates e trabalhos sobre ética, valores e princípios.

 

  • TED HALL

Na FCJ ocorreu a primeira edição do TED HALL, uma roda de conversa com alunos para debater temas de interesse coletivo. O evento discutiu sobre empreendedorismo social e contou com a participação de Roberto Pascoal, que falou sobre a OMUNGA, cujo objetivo é bem semelhante ao da CNEC: desenvolver pessoas através da educação, num compromisso social.

 

  • Exposição Fotográfica OMUNGA

A exposição foi realizada nas paredes do hall da FCJ e abrangeu quadros de artistas apoiadores da OMUNGA, os quais ilustram o sertão brasileiro e a África.

 

  • Palestra NEFE

Palestra feita em conjunto com o NEFE – Núcleo de Estudos Família e Escola, direcionada aos pais e responsáveis, ministrada por Mario Cesar da Silveira, pai de uma ex-aluna e autor do livro “a.C/d.C – Antes da Carolina/Depois da Carolina”. A palestra tratou dos paradigmas, atenção e presença dos pais na vida dos filhos, construindo e ensinando princípios e valores.

 

Foto1    Foto2

 

Foto3    Foto4

 

Foto5    Foto6

 

Foto7    Foto8