Calouros de Ciências Contábeis promovem várias ações sociais

O Projeto Integrador rendeu grandes frutos no curso de Ciências Contábeis. Isso porque os calouros conseguiram pôr em prática não apenas 1, mas 4 projetos voltados a crianças, idosos e gestantes. As ações aconteceram no início de junho e beneficiaram as seguintes entidades: CEI Juarez Machado (bairro Petrópolis), Campanha AME Jonatas, Casa de Repouso Idade Feliz (bairro Bom Retiro) e Casa da Amizade (bairro América).

Divididos em grupos, os acadêmicos ficaram responsáveis em levantar as realidades e necessidades da instituição escolhida, identificando as carências existentes, o perfil socioeconômico da comunidade e que impactam na instituição. Baseado da coleta de dados no local, os acadêmicos elaboram o planejamento da ação social e do trabalho formal.

O primeiro grupo desenvolveu um painel para contação de histórias com fantoches, em parceria com a empresa Compact Elétrica e Automação Industrial – que ajudou a custear o material. O objetivo era conceber um espaço que atendesse a necessidade de estimulação da leitura e da criatividade. E, além dele, os acadêmicos presentearam o CEI com livros infantis e fantoches. A entrega do presente foi acompanhada por uma peça teatral encenada pelos próprios acadêmicos, cujo tema era a importância de obedecer aos pais.

O segundo grupo promoveu 2 ações sociais. A primeira foi uma ação entre amigos de Páscoa para angariar fundos ao menino Jônatas Henrique Openkoski, que sofre de atrofia muscular espinhal (AME). Além disso, o grupo se dispôs a realizar uma festa junina dentro da casa de repouso, com direito a comidas típicas e dança. Cada idoso recebeu um chapéu para sentir-se convidado a participar da festa e a acolhida foi completa, pois os acadêmicos fizeram questão de conversar com cada um dos residentes da casa e saber um pouco mais da vida de cada um. Foi um momento muito especial, pois os idosos (muitos abandonados pela família) sentiram-se muito bem em ter alguém que se importasse com eles.

Por fim, o último grupo realizou a entrega de kits de higiene pessoal e donativos infantis para as gestantes da Casa da Amizade. Os kits foram arrecadados através do apoio de algumas pessoas e da contribuição de algumas empresas. Além disso, os acadêmicos fizeram o sorteio de alguns brindes e ofereceram um delicioso lanche às gestantes.

Para a professora Édina Francini Simão Hack – uma das responsáveis pelo Projeto Integrador da FCJ, “com certeza, esta prática está atrelada à proposta de promover desafios que permitam tanto aos acadêmicos quanto aos docentes refletirem e moverem-se em busca de tornarem-se seres humanos melhores. Como salienta Celso Vasconcelos, o processo de educação (humanização) ocorre quando há engajamento e participação em busca de uma transformação da realidade que não está atrelada somente à sala de aula”.

Parabéns, aos acadêmicos de Ciências Contábeis! São 4 exemplos de ações a serem cultivadas por todos nós!

CEI Juarez Machado_1    CEI Juarez Machado_3

 

CEI Juarez Machado_4    CEI Juarez Machado_5

 

Casa de Repouso Idade Feliz_1    Casa de Repouso Idade Feliz_2

 

Casa de Repouso Idade Feliz_3    Casa de Repouso Idade Feliz_5

 

Casa da Amizade_1    Casa da Amizade_2

 

Casa da Amizade_3    Casa da Amizade_4